In Brain Company

Quer engravidar? É melhor baixar o stress!

Já suspeitava, não já? Era mais ou menos senso comum que isto do stress complica os temas da fertilidade, mas apenas agora se conseguiu fazer uma boa demonstração quantitativa do tema: menos 40% de probabilidades de conceber nos meses de maior stress!

 

Na janela de ovulação, a altura em que a concepção é possível, níveis superiores de stress interferem com a capacidade de conceber reduzindo em 40% as probabilidades de o fazer. E as mulheres genericamente mais stressadas têm, de uma forma geral, menos 45% de probabilidades de conseguirem ser mães.

 

Por isso, se está a tentar engravidar e a ter dificuldades e sente níveis de stress elevados na sua vida, antes de dar início a soluções complicadas, drásticas ou economicamente difíceis, talvez seja melhor começar pelo básico: aprender a lidar com o stress de uma forma saudável!

 

Referência: S. Akhter, M. Marcus, R.A. Kerber, M. Kong, K.C. Taylor. The Impact of Periconceptional Maternal Stress on Fecundability. Annals of Epidemiology, 2016; DOI: 10.1016/j.annepidem.2016.07.015
Maio 25, 2017

0 responses on "Quer engravidar? É melhor baixar o stress!"

Leave a Message

Todos os direitos reservados Oficina de Psicologia
Translate »