In Brain Company

Power up individual

A sua vida. Só que melhor!

Todas as pessoas beneficiam de estratégias que visem reduzir o stress e o mal-estar. E todas as pessoas beneficiam de saber como cultivar o seu potencial intelectual e criativo. E como criarem e manterem relações saudáveis e gratificantes. Ou como gerir os momentos de ansiedade. Ou como crescer profissionalmente. E, acima de tudo, como manter o cérebro jovem e em boa forma!

Estes são apenas alguns exemplos de competências que aproveitam a praticamente toda a gente e que são objecto de cursos online na In Brain Company.

A grande vantagem de poder contar com cursos online em língua portuguesa, criados por peritos nas áreas respectivas, é o conforto deste tipo de soluções – não tem de se deslocar, não tem de gerir a sua agenda para estar presente numa data e hora pré-definidas, pode ir prosseguindo nos cursos ao seu próprio ritmo, de acordo com a sua conveniência de tempo, e ainda tem o conforto financeiro de uma solução de desenvolvimento pessoal que se torna muito mais económica.

Além dos cursos online que pode encontrar nestas páginas, temos igualmente momentos em que estamos consigo online, em webinares – pequenos workshops realizados à distância – sobre os mais diversos temas  e que permitem a interactividade com o formador e, mesmo, com outros participantes. Assim, são soluções, igualmente cómodas, e que complementam estes cursos online.

O ser humano é uma máquina de aprendizagem. Se nos retirarem qualquer oportunidade de aprender coisas novas, mesmo aquelas que nem damos por estar a aprender no dia-a-dia, o nosso cérebro começa a perder ligações entre grupos de células – ligações neuronais – o que é o mesmo que dizer que começa a perder capacidades. Temos um cérebro que gosta de ser estimulado, gosta de ser surpreendido, gosta da novidade e gosta do desafio. Por isso, é tão importante procurarmos formas de sair do conforto da rotina, daquilo que já fazemos com uma “perna às costas” e sobretudo daquilo que “sempre fizemos e fomos assim”.

Na In Brain Company não lhe falamos de competências técnicas, porque essas são melhor aprendidas noutros contextos – formais, como as instituições de ensino, ou informais, como os vários locais onde podem ser aprendidos passatempos ou artes diversas. Do que lhe falamos é de competências humanas – aquelas que lhe permitem sentir, pensar, agir e relacionar-se de uma forma diferente, mais eficaz, mais útil e, acima de tudo, mais gratificante. Falamos-lhe, portanto, de competências de desenvolvimento humano.

Naturalmente que teremos muito gosto em recebê-lo nas nossas instalações para um trabalho conjunto presencial e individual, feito à medida das suas necessidades e expectativas, para o ajudar a chegar mais rapidamente ao ponto desejado. Mas muito deste desenvolvimento pode ser conseguido através de uma aprendizagem faseada com conteúdos online, que o ajudam a planificar, estruturar e atingir objectivos específicos em competências à sua escolha.

Quando tudo está bem, mas podia ser melhor

A sua vida corre-lhe normalmente. Pelo menos, não está a planear apresentar grandes queixas aos poderes supremos 🙂 Sente-se uma pessoa capaz de estabelecer e manter relações interpessoais agradáveis e de acordo com os seus objectivos, as suas emoções não parecem um mar agitado, não passa os dias em batalhas sangrentas consigo próprio e os seus processos de raciocínio e memória são suficientemente bons para nunca se lembrar deles.

Excelente! A sua vida apenas requer que mantenha este fluir regular. Ou talvez prefira passar a outro patamar – um patamar em que dá pelo bem-estar, mais do que apenas percorrer os dias sem se dar conta de nenhum incómodo. Em qualquer circunstância – manutenção do estado actual ou desenvolvimento e apuramento de competências emocionais, intelectuais, comportamentais ou relacionais ainda mais gratificantes – é uma boa ideia ir reflectindo e aprendendo estratégias de vida que lhe permitam descobrir o potencial escondido por debaixo da primeira camada aparente.

É sempre útil saber gerir as emoções que mais nos atrapalham: a ansiedade, a tristeza excessiva ou a irritabilidade, por exemplo. E saber gerir as fontes de stress, uma vez que eliminá-lo não é realista e teremos de contar com ele como convidado frequente nas nossas vidas. Também é útil irmos aprendendo formas melhoradas de gerir os impulsos, que tantas vezes se colocam entre nós e os nossos objectivos mais importantes, ou de nos sabermos disciplinar para nos mantermos constantes na direcção escolhida. Ou saber gerir e modular a energia e entender o papel que cada emoção cumpre nas nossas vidas.

E o que nos diz sobre a competência para estimular a sua criatividade? A sua capacidade analítica e de tomada de decisões? Melhorar processos de memória? Gerir a atenção e concentração?

Já nem vale a pena mencionar que a maioria das pessoas gostaria de aprender a afirmar-se com mais eficácia e aprender a negociar a sua posição com os outros e dirimir os inevitáveis conflitos que pontuam as relações com os outros.

Na nossa selecção de cursos online encontra soluções diversas, pelas quais pode ir optando tranquilamente, de acordo com a sua própria conveniência, numa aposta em si e no seu desenvolvimento pessoal.

Quando nem tudo está bem

Mas também são muitas as circunstâncias na vida em que nem tudo está bem. Andamos enervados, angustiados, deprimidos. E atolamo-nos na indecisão, incapazes de resolver as vantagens e desvantagens de dois lados contrários. Sentimos o cérebro a mexer devagarinho, a atenção não se consegue prender em lado nenhum, os factos tornam-se fugidios na memória, o sono tarda, o apetite ressente-se. Por vezes, surge mesmo uma configuração total de uma perturbação ansiosa ou depressiva que urge ser dominada para que a vida retome o seu curso.

Nesses casos, convém contar com um profissional de saúde mental, naturalmente. Alguém especializado que analisa o que se passa consigo, diagnostica e tem um plano de intervenção que segue as directrizes científicas mais actualizadas para que possa ficar bem rapidamente. Mas sabemos que nem sempre é possível recorrer a alguém num curto espaço de tempo – porque reside longe, porque tem uma agenda caótica, porque não tem a disponibilidade financeira que lho permita fazer. E também pode querer um acelerador da intervenção que está a fazer – afinal, porquê contar apenas com um curso de acção único se pode acelerar o seu bem-estar?

Foi a pensar nestas situações que fomos desenvolvendo cursos terapêuticos – intervenções online, desenhadas de acordo com os mais rigorosos parâmetros conhecidos internacionalmente como soluções eficazes em situações muito específicas de mal-estar psicológico como, por exemplo, diversas perturbações ansiosas ou depressão. Estes cursos permitem-lhe reduzir substancialmente – ou mesmo eliminar – os sintomas desagradáveis que lhe complicam a vida e lhe retiram energia e foco. Nunca substituem o acompanhamento por um profissional de saúde mental acreditado, naturalmente. Mas dão uma ajuda preciosa enquanto não pode recorrer a um ou criam uma forte aceleração dos resultados do acompanhamento que está a ter.

 

Todos os direitos reservados Oficina de Psicologia
Translate »