Geralmente os psicólogos, médicos, terapeutas, fisioterapeutas, entre outros profissionais de saúde e de desenvolvimento humano, quando terminam a formação ou quando deixam um emprego para se dedicar à sua atividade independente, agem da seguinte forma:
Desejam cuidar de todas as pessoas; criam uma página de facebook; emitem uns cartões de visita, distribuem e conversam com algumas pessoas e, desta forma, aguardam que a sua atividade cresça. Este é o que designamos de Marketing da Esperança.
E isto chega? De facto, não chega. A solução é simples: é necessário parar um pouco para refletir, criar a sua marca e saber divulgar a sua atividade para um nicho de mercado específico.
Deixo-lhe algumas dicas para que possa abraçar a sua atividade independente com o sucesso que merece:
Acerte no alvo!
1) Deixe de ser generalista. Direccione a sua atuação para um público específico.
2) Posicione-se no mercado competitivo da saúde: escolha de forma consciente um nicho de atuação: definir um conjunto específico de serviços a serem oferecidos e/ou um público a ser atendido por si.
3) Torne-se referência numa determinada área e ganha credibilidade.
4) Foque-se no resultado mas não pense em números, pois um bom posicionamento faz com que seja comprado ao invés de se vender.
Divulgue-se!
5) Aposte em conteúdo sobre os resultados a serem alcançados e deixe de fora termos relacionados com doença e patologias.
6) Foque-se em aspectos totalmente positivos e que remetam à ideia de bem-estar e qualidade de vida.
7) Aposte no marketing digital. O seu público está online, em Portugal 94% dos utilizadores de redes sociais tem conta no Facebook e 41% no Youtube.
8) Crie propriedade intelectual/ofereça informação de valor. A pesquisa na internet não é para encontrar um psicólogo ou médico ou terapeuta mas sim para encontrar respostas para o seu problema. Poderá encontrar essas respostas no seu site, blog, facebook, vídeos, cursos, palestras, entre outros.
Se gostou, partilhe!
Maria Bartolomeu
O BOOKED! É o novo Curso da InBrainCompany para profissionais de saúde que, de uma forma rápida e segura, os ensina a criarem a sua própria marca pessoal e a sua divulgação eficaz.
A In Brain Company é gerida pelos criadores da Oficina de Psicologia, a prestigiada clínica líder no sector da saúde mental em Portugal. É, ainda, a única clínica de Psicologia a ter-se internacionalizado, o que exigiu uma reflexão sobre os pontos críticos de sucesso na gestão que dificilmente se encontra no sector da saúde.
E, o que é melhor, os criadores da Oficina de Psicologia são pessoas iguais a si: sem contactos privilegiados, sem capital para investir e sem a vida facilitada de qualquer outra forma.
A diferença? Os conhecimentos prévios de gestão e a muita experiência adquirida a gerir uma empresa na área da saúde. E é essa experiência e conhecimentos que vai ter ao seu dispor num roadmap que lhe permite traçar o seu próprio percurso de sucesso.